Motor storm (Ps3)
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Motor storm (Ps3)
Motor storm (Ps3)
De: R$ 110,00
Por: R$ 95,00
As vendas desta loja estão temporariamente desativadas.

Voltando no tempo, mais precisamente à feira E3 de 2005, "Killzone" e "MotorStorm" se envolveram numa polêmica. Ambos foram apresentados pela primeira vez para o mundo, na forma de um vídeo espetacular que dava a entender que seria a capacidade gráfica do PlayStation 3. Agora, quase dois anos depois, o produto final e verdadeiro aparece trazendo boas e más notícias.

A parte ruim é que não chega nem perto do referido vídeo. Ainda assim, o visual é incrível, considerando a pouca vida do PlayStation 3 e as suas notórias dificuldades de desenvolvimento. A boa nova é um ótimo game de corrida, aliando velocidade, variedade de veículos, pistas criativas e muito caos por conta de excelente simulação de física e de danos.

Embora o jogo em si tenha sido bem elaborado - trazendo uma ótima diversão, principalmente no modo multiplayer -, as modalidades de jogo não valorizam essa qualidade. O resultado é um jogo de duração limitada, que se apóia quase que integralmente na parte multijogador, que, felizmente, funciona muito bem.

Espetáculo regado a ferro retorcido e lama

Ainda que não tenha a qualidade do vídeo da E3, o visual é um dos destaques. De longe, "MotorStorm" tem os melhores gráficos para o PlayStation 3. É simplesmente impressionante a complexidade dos veículos, que foram reproduzidos em detalhes. Praticamente todas as estruturas estão presentes, como os eixos e a suspensão, e isso gera animações realistas e complexas. Isso aparece bem principalmente nas batidas e capotagens, em que você vê cada peça se desvencilhando do carro, tendo uma das simulações de danos e de deformação das mais espetaculares já vistas (ao menos no plano estético). Tem até mesmo um modelo completo de piloto, algo mais que evidente nas motos, ATVs e buggies.

Os cenários também são belíssimos e os vários tipos de pistas são facilmente diferenciáveis. Um chão de terra seca reage de um jeito bem diferente das partes de lama, por exemplo. Em todo caso, onde os carros passam, deixam marcas, e isso é bem visível nos terrenos molhados. É lama, terra e pó para todos os lados, que respingam na lataria e na câmera.

Todas as modificações feitas na pista são permanentes durante a prova: desde sinais de pneu e galho de árvores até barracos inteiros destruídos. Nem tudo é perfeito, pois há texturas e objetos (como algumas árvores) que não condizem com a qualidade geral, além de a sombra ser bem quadriculada.

No entanto, o maior responsável pelo esplêndido visual é a iluminação. A representação do sol, principalmente, faz com que toda a composição visual fique natural. Sim, o efeito de luz tende para o discreto, mas deixa uma marca indelével nos espectadores. "MotorStorm" usa muito bem as técnicas de iluminação, como o HDR (que melhora o contraste entre as partes escuras e claras) e o gloom (que reflete a luminosidade provocando um efeito similar ao esmaecimento de contorno). Naturalmente, a qualidade visual mostra sua plenitude numa TV de alta definição, mas mesmo num modelo convencional, o resultado é muito expressivo.

Dando perda total

Tanto os personagens como os carros são regidos por uma simulação de física bem acurada, que resulta em capotagens verossímeis. Você pode ver o resultado das leis da natureza principalmente nos acidentes: a interação de cada objeto entre si e com o cenário. Isso é particularmente visível com as motos: basta prestar atenção ao piloto, e ver como ele mexe braços e pernas e "quica" no ambiente ou em outros carros.

A física é um fator importante em títulos como "MotorStorm", que é uma espécie de corrida de vale-tudo. Ou seja, tão importante quanto correr, é impedir que os outros fiquem inteiros. Não que os danos prejudiquem o desempenho dos carros (não existe essa programação), mas já atrasam os adversários. Aliás, eles tentam fazer o mesmo com o jogador. Esse festival de ferro retorcido é uma das partes mais emocionantes (tanto melhor quando você não está envolvido, óbvio).

A trilha sonora é típica desse tipo de game, composto basicamente por rock (mas também tem um pouco de techno) de bandas como Nirvana, Queens of the Stone Age, Wolfmother, Spiritualized e Slipknot. A sonoplastia também está excelente, desde o ronco dos motores até a explosão.